O que é Maçonaria

Tradicionalmente, a Maçonaria surgiu com as civilizações,e esteve presente na formação de quase todas elas, para instruir os homens nos princípios da construção social, construindo mentes sábias e personalidades fraternais.
Tais princípios nos foram legados por nossos ilustres antepassados, homens nobres e dignos, e constituem um grande acervo de sabedoria, acumulado e guardado ao longo dos séculos pelos iniciados na Arte Real.

Existem várias versões sobre a origem e a história da Maçonaria, a maioria dos pesquisadores tem apresentado respostas diferentes para a questão: Qual a origem da maçonaria? Fato muitas vezes causador de perplexidade, até para os maçons mais antigos, considerando-se a estrutura e a organização da Ordem, perpetuada há vários séculos.

Alguns autores afirmam, baseados na tradição, que foi o Rei Salomão que criou uma Fraternidade Secreta que deu origem à Franco-Maçonaria; ou que a origem mais profunda e verdadeira de nossa Ordem, está na Grande Loja Branca.

Outros, baseados na história, asseguram que a maçonaria é a continuação da Ordem do Templo, destruída com o suplício do último Grão-Mestre da Ordem, Jacques DeMolay; em 1314; ou acreditam que a moderna Maçonaria é um desenvolvimento natural das Confrarias de Construtores Medievais, corporações de pedreiros responsáveis pelas construções dos palácios e das catedrais. Documentos antigos, guardados em Londres, possibilitam estabelecer a história cronológica da Ordem, determinando a transição da Maçonaria operativa (construtores) em especulativa (maçons aceitos), em 1717, com a criação da Grande Loja da Inglaterra.

Devido à sua antigüidade, a Maçonaria preserva até hoje, o grande saber universal e é sua missão transmiti-lo a homens dignos. Ela conclama seus adeptos a exercitarem-se na prática da solidariedade humana e a cumprirem os seus deveres para com Deus, a Pátria, a Humanidade, a Família, o Próximo e para Consigo. Fiel às regras preservadas do passado, o estudo maçônico é transmitido sob a forma de graus, sendo cada grau concedido num inspirado Ritual Iniciático, que remonta as antigas Escolas Iniciáticas de Sabedoria.

Passar por essas cerimônias iniciáticas é um privilégio dos maçons, que em virtude dos benefícios que proporcionam ao seu Ser Interior, desenvolvem os aspectos mais profundos da personalidade humana, levando-os a percepções mais abrangentes do macro e do microcosmos e, conseqüentemente, a um nível maior de crescimento interior e de realizações pessoais.

Fonte: Portal GOB-RJ