Os Seis Goswamis

Por Ananda Tirtha Dasa

Os seis Goswamis (Rupa, Sanatana, Raghunatha Bhatta, Raghunatha Dasa, Jiva e Gopala Bhatta) eram os principais seguidores do Senhor Chaitanya que era o próprio Senhor Krishna que apareceu na Bengala, Índia, em 1486. Os Goswamis são conhecidos pela sua rígida renúncia, seus escritos eruditos, e por estabelecerem templos em Vrindavana, o lugar onde Krishna viveu cinco mil anos atrás. A devoção deles a Krishna os tornou venerados como santos.

1. Rupa Goswami é considerado o mais proeminente de todos os Goswamis. Os devotos atuais na linha do Senhor Chaitanya são chamados rupanugas, ou seguidores de Rupa Goswami. Rupa tinha sido um ministro no governo muçulmano, e assim tinha sido excluído da sociedade hindu. Mas depois de conhecer o Senhor Caitanya ele deixou seu serviço do governo para se unir à missão do Senhor. Na cidade santa de Allahabad, o Senhor Caitanya o instruiu na ciência da consciência de Krishna durante dez dias. Depois, Rupa se mudou para Vrindavana e escreveu muitos livros, o principal dos quais é Bhakti-rasamrta-sindhu que está disponível como um estudo sumário em O Néctar da Devoção.

2. Sanatana Goswami, o irmão mais velho de Rupa, era o mais velho dos Goswamis. Ele também tinha sido um ministro no governo, mas quando tentou abandonar sua posição, o rei o prendeu. Sanatana conseguiu escapar, e em Varanasi o Senhor Chaitanya o instruiu durante dois meses. Baseado nas instruções recebidas d’Ele, Sanatana também escreveu muitos livros. Proeminentes entre eles estão o Hari Bhakti Vilasa que descreve todos os rituais a ser executados pelos devotos e Brihad-bhagavatamrta que ilumina o caminho do progresso devocional.

3. Raghunatha Bhatta Goswami era o filho de Tapan Mishra, um dos primeiros seguidores do Senhor Caitanya. Numa idade precoce, Raghunatha Bhatta serviu ao Senhor Chaitanya, e satisfez especialmente o Senhor com sua arte culinária. Depois que os pais de Raghunatha morreram, o Senhor enviou Raghunatha a Vrindavana onde ele ficou aos cuidados de Rupa Goswami. Raghunatha se tornou especialmente conhecido pela sua recitação melodiosa do Bhagavatam em diferentes melodias e por nunca criticar qualquer devoto.

4. Raghunatha Dasa Goswami era filho de pais ricos que também eram devotos, mas os quais eram contra sua partida para se unir ao Senhor Caitanya. Raghunatha conseguiu partir finalmente e se uniu ao Senhor em Puri. Ele ficou famoso por sua renúncia e austeridade: subsistia com apenas algumas gotas de leitelho por um dia e constantemente cantava os santos nomes do Senhor. De Puri, Raghunatha também se mudou para Vrindavana onde os outros Goswamis ficaram satisfeitos por ouvir dele sobre as atividades do Senhor Caitanya em Puri. Raghunatha Dasa era um devoto tão querido que quando ele meditava solitariamente, Radha e Krishna pessoalmente cuidavam da sua segurança e conforto.

5. Jiva Goswami era o sobrinho de Rupa e Sanatana. O pai dele morreu quando ele era jovem, e então Jiva deixou a casa e foi em peregrinação à cidade natal do Senhor Chaitanya, Navadvipa. Depois ele estudou filosofia em Varanasi, e em seguida se uniu aos seus tios em Vrindavana. Ele é particularmente notável pela sua grande erudição. Escreveu e editou vinte e cinco livros — pelo menos 400.000 versos sânscritos ao todo. Seu Sabath-sandarbhas (Seis Tratados) dá uma apresentação filosófica sistemática da filosofia vaishnava. Entre os Goswamis, ele também foi o pregador mais sistemático; organizou o movimento iniciado pelos outros.

6. Gopala Bhatta Goswami, enquanto ainda um menino, se encontrou com o Senhor Chaitanya quando o Senhor ficou em sua casa no sul da Índia. Depois, com a permissão dos seus pais, os quais haviam ambos dedicado suas vidas ao Senhor Chaitanya, Gopala foi para Vrindaban e se uniu a missão do Senhor Chaitanya. Lá ele escreveu e editou livros devocionais, e depois de um milagre no qual uma Deidade de Krishna apareceu de uma pedra santa, ele fundou o templo de Radha-Ramana ainda famoso.

Fonte: disponível em (https://harekrishnavaledoitajai.wordpress.com/mestres-espirituais-acharyas/)