O Parampara: A Sucessão Discipular

O Parampara, ou sucessão discipular de mestres espirituais no universo.

Para que um mestre espiritual seja autêntico, ele deve estar na sucessão discipular: sua linha de autoridade deve ser proveniente do Senhor Krishna. Às vezes, os pseudo-mestres espirituais criam uma linha de filosofia depois de pressentir, sonhar ou imaginar que eles foram autorizados por Deus ou que eles são Deus. Mas isto nunca é aceito pelos verdadeiros seguidores da tradição vaishnava.

Há quatro sampradayas vaishnavas, ou sucessões discipulares autênticas neste universo. A primeira é a Brahma-sampradaya, ou escola, sucessão do Senhor Brahma, o criador do universo; a segunda é a do Senhor Shiva, o destruidor do universo, chamada a Rudra-sampradaya; a terceira é a de Lakshmi, a Deusa da Fortuna e consorte permanente do Senhor Vishnu, o mantenedor do universo; e a quarta é a dos quatro Kumaras que são encarnações do conhecimento devocional. Conhecimento recebido destas quatro sampradayas é eternamente correto e o levará de volta ao Supremo, ao passo que conhecimento recebido fora destas sampradayas é temporário e não o conduzirá ao destino mais elevado.

A ISKCON é parte da Brahma-sampradaya, e a sucessão discipular desde o Senhor Brahma até os dias de hoje é listada como segue:

    Krishna
    Brahma
    Narada
    Vyasa
    Madhva
    Padmanabha
    Nrihari
    Madhava
    Akshobhya
    Jaya Tirtha
    Jnanasindhu
    Dayanidhi
    Vidyanidhi
    Rajendra
    Jayadharma
    Purushottama
    Brahmanya Tirtha
    Vyasa Tirtha
    Lakshmipati
    Madhavendra Puri
    Ishvara Puri, (Nityananda, Advaita)
    Lord Chaitanya
    Rupa, (Svarupa, Sanatana)
    Raghunatha, Jiva
    Krishnadasa
    Narottama
    Vishvanatha
    Baladeva
    Jagannatha
    Bhaktivinoda
    Gaurakishora
    Bhaktisiddhanta Saraswati
    A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Leitura recomendada:
Bhagavad-gita: 4.2
Srimad-Bhagavatam: 6.8.42 significado